Esqueceu a senha da distro Linux? Use o terminal para recuperar

Thethumbs

Assim como qualquer pessoa, eu também acabo esquecendo alguma senha. E para quem depende do PC para trabalhar, isso é uma das piores coisas que pode acontecer.

Eu memorizei senhas de cartão de crédito, contas de usuários e alguns números de telefones. A sobrecarga para essa "coisa" que eu tenho em minha cabeça é tamanha, que eventualmente eu acabo esquecendo algo. E o meu método é bem eficaz. Eu penso de forma "ritimica". Tipo... supondo que uma senha que eu precise lembrar seja "36282533", eu já imagino uma música tocando em minha mente, cantando esses números.

Nesse caso em específico, eu só esqueci a senha de uma máquina virtual (onde faço meus experimentos). E lembro que tive problemas para inicializar a versão "current" do Slackware em uma VM. É que o LILO não se deu muito bem com o kernel. Não me perguntem o porque. Mas eu consegui resolver esse problema com o comando CHROOT.

Eu deixarei no fim do post, um link para o passo a passo para tentar recuperar o sistema com o ChRoot, para quem precisa (ou apenas se interessa) saber em mais detalhes sobre como isso funciona. Agora vamos ao a trabalho.

O passo a passo

Para fazer a recuperação da senha, você precisará:

  • Um USB bootavel com qualquer distro Linux;
  • Acesso ao super user (Root);
  • Um conhecimento basico sobre alguns comandos e uso do terminal;
  • Acesso físico a máquina;
  • Um pouco de paciencia.

Primeiro vamos montar a partição em que o sistema está instalado. Para nosso exêmplo, vamos supor que o mesmo está na partição /dev/sda1 e vamos montar em /mnt/666616.

mount /dev/sda1 /mnt/666616

Agora vamos montar os "Critical virtual filesystems", para que o ChRoot faça o terminal reconhecer a partição como a raíz do sistema e você possa fazer o "estrago" que bem entender:

for i in /dev /dev/pts /proc /sys /run; do mount -B $i /mnt/666616$i; done

Agora, o ÚUlltimo passo! O tão aguardado e esperado passo, para se tornar uma pessoa campeã na arte de consertar a própria cagada! Um passo importante, para se dar bem na vida! digite:

passwd

ou:

passwd username

Digite a senha e se sinta a pessoa expert que você não é! Fui muito ofensivo?

Well... this is the end! The finale! O fim! É isso, acabou! Acabou! AAACABOU MESMO! Se sinta uma pessoa suuper inteligente com essa dica e conserte cagadas que você mesmo faz. Fácil, rápido e... sei lá o que. E deee verdade! Eu espero que essa dica tenha ajudado alguém. Um beijo na boca de todo mundo e até mais!

~